Segundo a polícia, vigilante levou reeducando embora em seu próprio carro. Servidor temporário, que já era investigado por corrupção, foi preso em GO.
Um agente prisional foi preso na quarta-feira (25) suspeito de ajudar um detento a fugir da Cadeia Municipal de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Câmeras de monitoramento da unidade flagraram o momento em que Valdivino Alves Silva liberta o preso e, em seguida, o leva embora em seu próprio carro, que estava estacionado na porta do presídio (veja vídeo).
O crime ocorreu na noite do último sábado (21). Até esta quinta-feira (26), o detento segue foragido.
Segundo a polícia, Valdivino continuou a ajudar na fuga do lado de fora do presídio. Uma câmera externa mostra o servidor mudando o próprio carro do lugar que estava estacionado. Conforme a investigação, o objetivo era que ele não fosse flagrado colocando o preso dentro do veículo. A polícia afirma que, quando o agente aparece nas imagens indo embora dirigindo o carro, o reeducando já estava dentro do automóvel.No dia da fuga, as imagens mostram que um policial militar, que ajudava na segurança, vai embora, deixando Valdivino sozinho na cadeia. Minutos depois, o agente tenta mudar a posição da câmera de monitoramento e encobri-la com um saco plástico, mas não consegue e continua com o plano de fuga. O vigilante solta o preso e abre a porta que dá acesso ao pátio, onde o detento passa abaixado.
O agente prisional foi preso preventivamente assim que chegou para trabalhar na quarta-feira. Ele tinha contrato temporário e trabalhava há quase dois anos na cadeia. Durante esse período, sem saber, já era investigado por corrupção.
A polícia investiga se o PM que vai embora minutos antes da fuga e outro agente ajudaram o preso a ser solto. Se isso ficar comprovado, ambos responderão pelo crime de corrupção passiva.