Motorista que bateu ônibus e deixou 19 feridos é preso por embriaguez

Teste do bafômetro apontou presença de álcool no sangue do condutor.
Exame apontou a presença de 0,66 mg de álcool por litro de sangue.

O motorista do ônibus que bateu em um poste na Avenida Nova Cantareira, Zona Norte de São Paulo, na tarde de quinta-feira (5), foi preso por embriaguez ao volante. O teste de bafômetro comprovou a ingestão de bebida alcoólica. O condutor também foi indiciado por lesão corporal e aguarda na delegacia a decisão do juiz.
O SPTV apurou que o exame do motorista Rafael de Oliveira, de 47 anos, apontou a presença de 0,66 mg de álcool por litro de sangue. O mínimo para caracterizar crime é 0,33 mg de álcool por litro de sangue. A pena para embriaguez ao volante e lesão corporal soma cinco anos de prisão.
Na saída da delegacia da Água Branca para o 72º Distrito Policial, na Vila Penteado, o motorista confirmou que bebeu na madrugada de quinta-feira, mas que só foi trabalhar às 13h. Após o acidente, Rafael Oliveira relatou à Polícia Militar (PM) que perdeu o controle do volante em uma curva.

O delegado Rafael Biodi quer ouvir passageiros e responsáveis pela empresa Transcooper Fênix, proprietária do ônibus, para apurar o comportamento do motorista e se é feita fiscalização com outros motoristas. A empresa foi procurada pela TV Globo, mas não havia se manifestado até esta publicação.
Os policiais, no entanto, sentiram cheiro de bebida alcoólica e decidiram fazer o teste do bafômetro no local. O equipamento não funcionou, mas o exame feito no Instituto Médico Legal (IML) confirmou a embriaguez.
Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP) não explicou porque o bafômetro dos PMs não funcionou, mas informou que o motorista fez o teste no IML e a embriaguez foi confirmada.
Acidente
O ônibus fazia a linha Mooca-Cemitério Parque dos Pinheiros quando atravessou a pista e bateu em um poste no outro sentido da Avenida Nova Cantareira. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente deixou 19 vítimas. A avenida ficou totalmente bloqueada e o poste preso na parte de cima pela rede elétrica.
É o segundo acidente envolvendo ônibus em São Paulo em menos de 24 horas. Por volta das 8h desta quinta (5), dois ônibus colidiram na Avenida Marquês de São Vicente, na Zona Oeste. O motorista de um dos coletivos ficou preso às ferragens, e 12 pessoas se feriram.
Morador do bairro registrou imagem do acidente  (Foto: Mário Machado/Arquivo Pessoal )Morador do bairro registrou imagem do acidente (Foto: Mário Machado/Arquivo Pessoal )


Ônibus colide em poste na Zona Norte de SP e deixa 12 vítimas  (Foto: Reprodução TV Globo)Ônibus colide em poste na Zona Norte de SP e deixa 12 vítimas (Foto: Reprodução TV Globo)